10 de Agosto de 2020 às 07:22

Oito pacientes se recuperam da Covid-19 em Borda da Mata. Dois estão hospitalizados

Os casos notificados aumentaram significativamente desde o boletim de 08/08 (de 126 para 144), paralelamente, aumentaram também o número de pacientes recuperados (de 101 para 127). Conforme explica a Secretaria Municipal de Saúde, os números são devido ao fato de que muitas pessoas têm realizado exame de sangue em laboratório particular, no qual é possível identificar que já possuíram o vírus de forma assintomática e já estão livres da doença.

O boletim epidemiológico de 10/08, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 144 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 127 pacientes já estão RECUPERADOS. O número de casos ativos são OITO. Desses, SEIS pacientes se recuperaram da doença em casa. DOIS pacientes estão internados na UTI do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre. O município contabiliza nove mortes por Covid-19.

Mais 40 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Desses, em isolamento domiciliar e aguardam o 12º dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19.

Boletim simplifica informações para a população: a partir desta segunda-feira, 10/08, serão informados apenas os casos confirmados com seus desdobramentos sobre isolamento domiciliar, internação hospitalar, recuperados e óbitos.  Também os casos em monitoramento, em que pacientes com sintomas gripais ficam isolados por 14 dias, período de recuperação e quando é possível detectar o vírus (se coronavírus ou não), com a realização do teste rápido a partir do 12.o dia a partir do início dos sintomas.

Os gráficos apresentam o detalhamento da doença de acordo com a região de abrangência da UBS (Unidade Básica de Saúde), gênero, faixa etária e tipo de atendimento.

Boletim do Estado

A edição de 10/08 do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) informou que em Borda da Mata consta 10 óbitos por complicaçãoes do coronavírus, porém, a Secretaria Municipal e a Regional de Saúde tem registros dos 9 óbitos já informados nos boletins anteriores. Portanto, o município comunicou a Regional e ao Estado e pediu esclarecimentos quanto a esse número.