04 de Agosto de 2020 às 06:48

Secretaria de Saúde alerta para aumento de casos de Covid-19 intrafamiliar

(1 Voto)

O boletim epidemiológico de 04/08, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, atualiza as informações de Covid-19 em Borda da Mata, doença causada pelo novo coronavírus. O município registra 112 pacientes com Covid-19. Do total de diagnósticos positivos, 90 pacientes já estão RECUPERADOS. 13 pacientes ainda se recuperam da doença: são DOIS pacientes internados no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, UM deles na UTI. Outros 11 pacientes estão em isolamento domiciliar. O município contabiliza nove mortes por Covid-19.

Mais 49 pacientes estão em monitoramento pela Secretaria Municipal de Saúde. Desses, 48 estão em isolamento domiciliar e aguardam o 12.o dia a partir da apresentação dos sintomas gripais para realizar o exame e dessa forma, confirmar ou descartar a Covid-19. Um paciente está hospitalizado e aguarda resultado de exame.

O boletim atualiza também o número total de notificações desde o início da pandemia: 321, sendo que 160 incluem-se em síndrome gripal inespecífica já CURADA, 132 destes pacientes fizeram exames e testaram negativo para o coronavírus.

De acordo com os gráficos de detalhamento epidemiológico da doença em Borda da Mata, os 11 novos casos registrados são das seguintes regiões de abrangência das UBSs: Centro (5), Cervo (3), Nossa Senhora de Fátima (1) e Santa Rita (2).

Conforme alerta a Secretaria Municipal de Saúde, o aumento dos casos vem acontecendo, principalmente, dentro da família em que um paciente já teve o diagnóstico positivo, são os chamados casos intrafamiliar. É importante que os membros da casa sigam as orientações sanitárias, como não compartilhar objetos pessoais, manter a atenção com a higiene e o contato.

Lar Monsenhor Pedro Cintra

O idoso que estava hospitalizado em Pouso Alegre teve alta e se recuperou da Covid-19. A senhora que estava isolada no lar também foi liberada do isolamento porque cumpriu os dias necessários e já não apresentava mais sintomas gripais há mais de 72 horas. Outros dez idosos já haviam se recuperado. Portanto, dos 18 idosos positivos para Covid-19, 12 estão  recuperados. Infelizmente, seis idosos, já portadores de comorbidades, evoluíram para óbito.  A instituição continua seguindo rigorosamente as normas sanitárias vigentes, visando manter a saúde e bem-estar de todos idosos e funcionários.