29 de Maio de 2020 às 10:58

Borda da Mata recebe doação de 600 máscaras reutilizáveis da iniciativa 'Empresas do Bem'

Borda da Mata recebeu no final da tarde desta quinta-feira, 29, uma doação de 600 máscaras de proteção facial reutilizável modelo face shield. Os EPIs que vão reforçar a proteção dos profissionais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 são resultado do projeto 'Empresas do Bem', ação encabeçada prela Metagal, Termocolor, Actvas e Astra e que teve apoio de outras 35 empresas que se juntaram na produção e distribuição do produto.

As máscaras foram entregues por Adriano Roveiro, engenheiro mecânico da Metagal, ao chefe de Gabinete da Prefeitura, Celso Cardozo Arruda, que representava o prefeito André Marques.

"O objetivo dessas empresas terem se organizado para isso foi contribuir como empresas e profissionais no abastecimento dos EPIs nas unidades públicas de saúde que a gente tem pelo Brasil", explica o engenheiro.

Segundo ele, o estado de Minas Gerais está sendo contemplado com 9 mil máscaras, das quais 600 foram direcionadas para Borda da Mata.

A coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Grazieli Siqueira, explica que a aplicação da máscara é ampla e vai proporcionar uma proteção extra para os profissionais que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia.

"Essas máscaras serão utilizadas por todo o setor de saúde, incluindo desde o pessoal de limpeza até a classe médica, Pronto Socorro, unidades básicas de saúde, Secretaria de Saúde, motoristas..."

Segundo a profissional, a proteção extra reduz ainda mais o risco de contaminação. Como ela explica, ela é utilizada na face, sobre a máscara de tecido. "É uma segunda camada de proteção que cobre toda a face, olhos, nariz, a boca... apesar de você já estar com a máscara é uma proteção a mais", salienta.

Ao todo, a mobilização das empresas levou à produção de 150 mil máscaras, todas doadas a órgãos públicos de saúde. No mercado, os itens de proteção teriam um custo estimado total de R$ 2 milhões.

Além de Borda da Mata, em Minas Gerais, receberam a doação as cidades de Varginha, Pouso Alegre, Conceição dos Ouros, Cachoeira de Minas e Santa Rita do Sapucaí. Em todo o país, a iniciativa 'Empresas do Bem' realizou 90 doações.