25 de Abril de 2020 às 07:54

Feira livre volta com restrições em Borda da Mata

Decisão do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 permite retorno da feira neste domingo, 26, com distanciamento de 5 metros entre barracas, adoção de medidas de higiene e desinfecção, uso obrigatório de máscaras pelos feirantes, distância mínima de dois metros entre clientes e controle de fluxo nas ruas de acesso à feira para evitar aglomerações

O Comitê de Enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Borda da Mata optou pelo retorno da feira livre em Borda da Mata para este domingo, 26. A liberação, no entanto, é acompanhada de um rigoroso protocolo de distanciamento, higiene e condutas de prevenção por parte dos feirantes. Além disso, as ruas de acesso à feira serão controladas para evitar aglomeração.

A deliberação do Comitê, que é integrado por representantes da Saúde, Assistência Social, Educação, Departamento de Obras, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Comércio e Indústria, consta no Decreto 4.289 de 2020, que foi publicado nesta sexta-feira, 24. Ele se baseia em deliberação estadual do Comitê Covid-19 do governo de Minas.

Medidas de distanciamento, higiene e preventivas

As barracas devem manter uma distância de cinco metros uma da outra. Para isso, a Prefeitura liberou a ocupação da rua do outro lado da Praça Nossa Senhora do Carmo. Outra exigência é o uso obrigatório de máscaras pelos feirantes, que também devem manter o distanciamento entre os clientes de no mínimo dois metros. Esse distanciamento deve ser demarcado no chão.

As medidas de higiene para prevenção devem ser reforçadas. O ambiente e recipientes devem ser limpos com desinfetantes à base de cloro e álcool 70%. Outra medida a ser adotada é a priorização de métodos eletrônicos de pagamento.

Confira ponto a ponto os protocolos que devem ser observados na volta da feira livre:

> Barracas devem estar a distância de 5 metros uma da outra

> O uso de máscaras é obrigatório para os feirantes

> Deve ser guardada distância mínima de dois metros entre os clientes - demarcações devem ser feitas no chão

> Feirantes devem reforçar procedimentos de higienização com desinfetantes à base de cloro e álcool 70%

> Métodos eletrônicos de pagamento devem ser priorizado pelos feirantes

> Ruas de acesso à feira serão controladas para evitar aglomeração