18 de Março de 2020 às 04:10

Aulas na rede municipal estão suspensas até 31 de março

(1 Voto)

As aulas da rede municipal de ensino de Borda da Mata estão suspensas até o dia 31 de março. A ação é mais uma medida preventiva do município em meio à mobilização mundial para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Na segunda-feira, 16, os pais receberam das escolas um comunicado assinado pela diretora do Departamento de Educação e Cultura, Esporte e Lazer, Maria Leonice informando sobre a medida anunciando a suspensão a partir desta quarta-feira, 18, com volta prevista para a segunda-feira, 23, mas o período foi prorrogado até 31 de março pelo decreto de emergência em saúde publicado pela prefeitura na tarde desta terça-feira, 17.

O ofício enviado aos pais pelo Departamento de Educação lembra que a suspensão segue recomendações do Decreto 47.886/2020 do Governo de Minas, que decretou situação de emergência em Minas Gerais, e também interrompeu as aulas na rede estadual de educação.

A suspensão das aulas em Borda da Mata vale para todas as escolas do município, afetando creche, Cemeis e Ensino Fundamental I e II:

“Ressaltamos que esta medida tem o objetivo de resguardar a saúde de nossos jovens e crianças, professores e servidores da educação”, disse o prefeito André Marques em vídeo veiculado nas mídias oficiais da Prefeitura.

O gestor lembrou que não há motivo para pânico, mas que as medidas adotadas para reduzir as aglomerações são fundamentais neste momento. “a experiência nos países e regiões que já estão em estágio mais avançado da pandemia, mostra que a forma mais eficaz de evitar sua propagação é a adoção de medidas preventivas para proteger a população, especialmente os idosos e pessoas com saúde frágil, que formam o grupo mais suscetível às complicações da doença”, avaliou.

Orientações nas escolas

Além da suspensão das aulas, o Departamento Municipal de Educação enviou uma série de orientações aos pais. Há o pedido para que se evite o uso de transporte escolar, especialmente para aqueles que moram próximos às escolas.

Também foi orientado pelo Departamento que, caso a criança apresente sintomas de resfriado, ainda que leve, que ela fique em casa.

Nas escolas, há uma intensa mobilização entre os educadores para reforçar as medidas de higiene que ajudam a prevenir a disseminação deste e de outros vírus:

1. Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel;
  2. Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;