30 de Outubro de 2019 às 09:24

Iniciada instalação de luminárias de LED em mais seis pontos da cidade

Teve início nesta quarta-feira, 30, a instalação de luminárias de LED que vão abranger mais seis pontos da cidade. Os trabalhos começaram pela Praça Monsenhor Pedro Cintra e Avenida Alvarina Pereira Cintra. A nova etapa de modernização da iluminação urbana vai abranger seis pontos da cidade, com investimento de R$ 540 mil.

O sistema de LED chegará à Avenida João Olívio Megale, à Praça Nossa Senhora do Carmo, no trecho acima da Basílica, seguindo até o cemitério, ao terminal rodoviário, à Rua Benedito Rodrigues, Estrada Rural do Bairro Amarelo e ao prolongamento da Rua São Benedito, no bairro Santa Terezinha.

A administração municipal iniciou o plano de modernização da iluminação urbana ainda em 2018, quando houve a substituição da iluminação de lâmpadas das praças centrais e uma série de vias que ainda não eram iluminadas.

A iluminação LED é mais eficiente pois ilumina mais, consumindo menos energia. A médio e longo prazo, o baixo consumo e a durabilidade da lâmpada gera economia para os cofres públicos.

O prefeito André Marques, que acompanhou o início dos trabalhos nesta quarta-feira, lembra ainda do fator segurança, que é muito maior em localidades bem iluminadas. “A melhoria da iluminação, nesse caso, representa avanços em diversos aspectos, temos a questão da economia, que é muito importante por se tratar de um sistema mais eficiente, e temos também o fator segurança. Sabemos locais bem iluminados têm índices menores de violência”, pontua.

O que é o LED?

LED é a sigla para Light Emitting Diode, que no português significa “diodo emissor de luz”. Isto é, o LED é um condutor de energia elétrica que, quando energizado, emite luz visível a olho nu, gerando bem menos calor e menos perdas de energia que tecnologias antecessoras, como a lâmpada fluorescente e a incandescente.