03 de Maio de 2019 às 10:50

Orquestra de Viola faz apresentação gratuita na praça de Borda da Mata

O grupo de 28 músicos toca clássicos da viola caipira, interpretando com a sinfonia de cordas a música raiz de nomes como Tonico e Tinoco, Lupicínio Rodrigues e outros mestres da viola caipira, além de composições autorais. Apresentação ocorre das 20h às 22h, no Coreto Agenor de Mello, que fica na Praça Nossa Senhora do Carmo

A noite de domingo (05) vai ter um toque para lá de especial na Praça Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata. Por volta das 20h, ao final da missa celebrada na Basílica, a Orquestra de Viola Raízes, do Distrito dos Fernandes, em Tocos do Moji, vai fazer uma apresentação gratuita no Coreto Agenor de Mello.

O grupo de 28 violeiros vai tocar grandes clássicos da viola caipira, interpretando a obra de nomes como Tonico e Tinoco, Lupicínio Rodrigues, Mazinho Quevedo, Nono e Naná entre outros mestres violeiros. No repertório tem ainda um gênio da MPB: Alceu Valença; e o grande nome da música erudita nacional: Heitor Villa Lobos.

Já deu um show para lá de completo, mas ainda tem mais. A orquestra vai apresentar para a plateia suas composições autorais. São elas: “Base da Sociedade”, composição de Amarildo; “Beleza que Deus criou”, de Tiago Almeida; e “Viola Danada”, de Bareta da Viola.

O maestro Tiago Almeida garante uma apresentação inesquecível: “É um grupo que tem a finalidade de valorizar a viola caipira, a música de Raiz e também valorizar os artistas de nossa cidade”, conta ele, discorrendo sobre o propósito do grupo que viaja o brasil divulgando a música de raiz.

Em julho, a orquestra completa três anos de vida. Em pouco tempo, já dá seus primeiros frutos. Atualmente, “o grupo conta com a participação de crianças, jovens e até idosos”, como explica o maestro. Em breve vem um CD por aí. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com uma produtora do estado de São Paulo.