%PM, %07 %723 %2018 %14:%Dez

Resíduos cortantes são causa de acidentes do trabalho com garis. Entenda a importância do descarte correto do lixo

Em Borda da Mata, um coletor se feriu pela segunda vez esse ano por conta de resíduos cortantes. Em 2018, os garis do Departamento Municipal de Obras se depararam várias vezes com objetos perfurocortantes nas embalagens de lixo que podem por em risco a saúde dos trabalhadores. Mesmo utilizando equipamentos de proteção individual, é importante que a população colabore com a coleta e com a segurança no trabalho dos garis. Além dos ferimentos, uma série de doenças pode ser transmitida aos coletores pelos resíduos cortantes. Por isso, é importante que cada pessoa embale e descarte corretamente o lixo, seja para a coleta da Prefeitura, seja para a coleta de materiais recicláveis.

O descarte ideal de cacos de vidro ou outros objetos pontiagudos como espetinho de churrasco é dentro de garrafas pet. Corte a garrafa na parte superior, coloque os objetos dentro, e depois feche-a com fita adesiva. Se não tiver garrafas pet vazias em casa, embrulhe os cacos em várias camadas de jornal, e coloque em um saco plástico bem fechado.