%PM, %22 %864 %2018 %16:%Out

Borda da Mata é habilitada para receber ICMS do Turismo pela primeira vez

(1 Voto)
As cidades turísticas do estado estão sendo inseridas no portal Minas Gerais para divulgação aos turistas. www.minasgerais.com.br As cidades turísticas do estado estão sendo inseridas no portal Minas Gerais para divulgação aos turistas. www.minasgerais.com.br

Organizar as políticas públicas para Borda da Mata existir no mapa do Turismo Brasileiro elaborado pelo Ministério do Turismo e ter a oportunidade de pleitear recursos para investimento na estrutura do município significa apoiar o desenvolvimento econômico de Borda da Mata já estabelecido, principalmente nos setores da indústria têxtil e turismo religioso, além de possibilitar o empreendedorismo e capacitação para exploração sustentável do turismo de aventura, bem como alavancar a gastronomia e evidenciar a história de Borda da Mata.

A habilitação para receber a parcela do ICMS destinada ao Turismo dependeu da reativação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR – Lei 1985/2017) com representação da sociedade civil, voltar a pertencer a região turística Circuito das Malhas do Sul de Minas, cumprir os requisitos de movimentação da Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR – lei 1986/2017) e criação de leis municipais que regulamentam cada ação. O trabalho começou no início de 2017 com o interesse e apoio da atual Administração, desde então, os conselheiros se reúnem periodicamente para discutir ações de planejamento para o desenvolvimento do turismo em Borda da Mata.

Em parceria com a Prefeitura e demais conselhos municipais, o COMTUR está envolvido no Festival de Arte de Borda da Mata (Festar), na criação das rotas turísticas e desenvolvimento de mapa turístico da cidade, entre outras atividades. Para 2019, com a habilitação para recebimento da parcela do ICMS, vai ser possível executar as atividades planejadas.