%PM, %27 %945 %2018 %18:%Ago

Parceria entre Circuito das Malhas e IFSULDEMINAS reforça desenvolvimento do Turismo Sustentável na região

Uma parceria entre o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, em que a Prefeitura Municipal de Borda da Mata é associada, e o IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, foi firmada no dia 23/08 para reforçar o desenvolvimento do Turismo Sustentável na região por meio de atividades de extensão, culturais e ambientais, consultorias técnicas e participação de feiras e eventos, assim como desenvolvimento de projetos, painéis de debates, palestras e fóruns.

O convênio entre o Circuito e o IF vai contribuir não somente com as demandas de Borda da Mata, mas da região circuitada, fortalecendo o desenvolvimento do Turismo de maneira sustentável. Essa é uma oportunidade de criação projetos para, quem sabe, serem usados como exemplos tanto pelas cidades, quanto pelo alunos.

A assinatura do convênio aconteceu em Inconfidentes. Participaram da reunião o diretor-geral do IFSULDEMINAS Luiz Flávio Reis Fernandes, o professor João Paulo Rezende e o técnico administrativo Marcos Roberto dos Santos, a presidente do Circuito, Priscila Daiane de Moraes, assim como os gestores Angélica Salles, Mário Batista da Silva Filho e Camila Ferreira, representando o Município de Inconfidentes.

Feira de Estágio
A primeira ação já engatilhada desta parceria será a participação do Circuito Turístico das Malhas na Feira de Estágio do Instituto - Campus Inconfidentes, que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro, em Inconfidentes. O Circuito fará uma palestra sobre Turismo, no dia 26 de setembro, com apresentação de demandas dos Municípios integrantes, para serem analisadas pelos participantes.

Sobre o Circuito das Malhas
Localizado em uma região montanhosa, de agradável clima, o Circuito das Malhas, além de oferecer ótimas opções para compras de malhas, crochê e artigos para casa, também é um destino ideal para quem busca a paz, descanso e peregrinação. Albertina, Borda da Mata, Inconfidentes, Jacutinga, Monte Sião e Ouro Fino, são cidades que compõem este Circuito, que cativa a todos os visitantes pela hospitalidade, deliciosa culinária e belezas naturais. O Circuito também faz parte de duas rotas importantes do Turismo Religioso, o Caminho da Fé e o Caminho da Prece.

Além da intensa atividade industrial e comercial, os municípios deste Circuito oferecem aprazíveis atrativos naturais, como cachoeiras, mirantes e trilhas radicais. As águas minerais são abundantes e podem ser encontradas em Jacutinga e Monte Sião. Considerada a “Capital Nacional do Pijama”, Borda da Mata já se tornou conhecida e visitada por inúmeros turistas e embora o pijama seja o produto mais famoso, a Rota da Moda na cidade inclui também a moda casa, a moda básica e a moda country. Em Inconfidentes, o Crochê movimenta o comércio regional pela sua qualidade, e o modo de fazer este artesanato é Patrimônio do Estado. Algumas cidades do Circuito das Malhas preservam um significativo patrimônio arquitetônico do período áureo da produção de café na região. Em Ouro Fino, o destaque fica para a “Casa do café com Leite”, onde se deu, em 1913, o Acordo Café com Leite, ou Pacto Ouro Fino, quando se reuniram o Presidente de Minas Gerais, Júlio Brandão, e o representante de São Paulo, Cincinato Braga, para decidirem sobre a política do revezamento entre os candidatos dos dois estados na Presidência da República do Brasil.