Turismo

 

Muitos motivos para conhecer Borda da Mata no Sul de Minas. Clima ameno, belas paisagens, boa culinária, povo hospitaleiro e muito empreendedor. Dividida em cinco rotas, o turista pode escolher entre os roteiros que fazem de Borda da Mata um destino certeiro no Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas.

 

ROTA RELIGIOSA

Milhares de peregrinos visitam Borda da Mata todos os anos. A cidade está inserida em três rotas de peregrinação: Caminho da Fé, com destino a Aparecida/SP, Caminho da Prece, de Jacutinga/MG até Borda da Mata e Caminho de Nhá Chica, de Inconfidentes/MG a Baependi/MG. A Basílica de Nossa Senhora do Carmo é a única da Arquidiocese de Pouso Alegre, que compreende 46 cidades, uma das 60 basílicas existentes no Brasil e também a única no percurso até a Basílica de Aparecida pelo Caminho da Fé. Durante a novena e festa da padroeira do município, de 7 a 16 de julho, cerca de 15 mil pessoas participam das celebrações religiosas. Um memorial dentro da Basílica conta a história de Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social que tem expressiva participação na história de Borda da Mata. 

 

ROTA DE AVENTURA

As trilhas, estradas e caminhos propícios para percorrer a pé, de bicicleta, de moto ou de carro off road organizadas em roteiros para permitir a contemplação da natureza em terras bordamatenses. Acesse em www.bordadamata.mg.gov.br

 

ROTA GASTRONÔMICA

Visite nossos restaurantes, bares, cafés, panificadoras, pastelarias, sorveterias, empórios e laticínios espalhados por toda a cidade. O melhor da comida mineira, pra experimentar e levar pra viagem!

 

ROTA DA MODA

Quase 200 empresas do setor têxtil estão instaladas em Borda da Mata. O pijama, produto mais famoso da cidade, pode ser encontrado nas lojas às margens da Rodovia MG 290, no perímetro urbano de portal a portal. A lingerie fortalece a moda íntima produzida no município, ao lado da moda praia. Na Rota da Moda tem também a moda básica com as confecções de roupas e tricô. Outro ponto forte em Borda da Mata é a moda casa, com cama, mesa, acessórios e decoração. São cerca de 80 tecelagens em Borda da Mata que vendem os produtos para o Brasil inteiro, os quais podem ser comprados direto da fábrica. Tradição na cidade, as selarias compõem a moda country. No distrito do Cervo, a 18km de Borda da Mata, destaque para as malharias.

 

ROTA DA CIDADE

Em um passeio pela cidade, pontos que merecem ser visitados e fotografados. Monumentos e prédios que ajudam a contar a história da cidade. No centro, as praças Antônio Megale, Nossa Senhora do Carmo e Monsenhor Pedro Cintra. No Terminal Rodoviário, a Biblioteca Professora Carolina Oriolo. Na antiga Estação Ferroviária, o artesanato local. E ainda, os bens inventariados como Patrimônio Cultural, como a Basílica, a Igreja Presbiteriana Independente e casarões dos séculos passados. Além das igrejinhas e praças dos bairros urbanos e rurais e os dois distritos que compõem o município: Cervo a 18km, saída pelo bairro Santa Terezinha e Sertãozinho, também a 18 km pela MG 290, sentido Pouso Alegre.

 

VISITE BORDA DA MATA! #visitebordadamata

Compartilhar nas redes sociais: